Psicologia Positiva

Reforçando os pontos positivos

Psicologia Positiva

Muito embora não tenhamos muitos estudos em como a Psicologia Positiva pode afetar as relações de consumo, sabemos que o estado de espírito positivo, reforçado por uma boa relação entre empresa e consumidor, atua como propulsor da corrente do bem.

Estudos recentes afirmam que um indivíduo em estado emocional positivo (estado Flow), tem a probabilidade de consumir até 50% mais que um indivíduo em estado de tristeza e baixo estima.

Quando um indivíduo, logo pela manhã, vai à padaria preferia, e lá é muito bem atendido, ou seja, aquele atendente sabe que o seu time de futebol ganhou no dia anterior e faz um comentário positivo a respeito, sem você pedir ele já sabe que você gosta de um “chapado” e um café com leite, sendo um café forte só com uma espuminha de leite!

Você sente-se bem, conversa, verifica que o café e o pãozinho estavam maravilhosos (do jeito que você gosta), justifica cada centavo que você gastou naquela padaria.

Ao sair, tendo obtido essa boa interação, você fica mais tolerante para dirigir até o seu trabalho, no caminho, mesmo com o mal humor de outros motoristas, você fica mais tolerante, chega no seu trabalho mais leve, tem um dia inteiro com mais chance de ter outras boas interações, com maior tolerância.

Psicologia Positiva

O Instituto MESC, acredita que essas interações podem transformar todo um ambiente, podem melhorar os relacionamentos de forma geral. Quando muitas empresas estão prontas e preparadas para dar cada vez mais boas interações com seus clientes, essa corrente do bem será ainda maior e dessa forma podemos mudar o mundo para melhor.

Infelizmente o contrário também é verdadeiro. A cada interação ruim, você fica mais intolerante com os outros e isso se espalha de maneira proporcional e o acompanhará durante um bom tempo.

Agora, você pode treinar seus funcionários para reforçar o conceito da Psicologia Positiva nas interações com os clientes? Sim, pode! É uma técnica! Os funcionários podem trabalhar para agir e reforçar os pontos positivos do relacionamento cliente x empresa. Seus funcionários podem estar preparados para interromper possível correntes do mal, revertê-las em corrente do bem e podem garantir que o lado bom pode ser potencializado.

É isso que esse módulo de capacitação trata de como estabelecer relacionamentos duradouros que possam fidelizar o seu cliente. Como potencializar os pontos positivos de uma relação através da Psicologia Positiva de modo a promover o espiral de emoções positivas que possam não só transformar, mas potencializar aquela relação com o cliente e também em como esse cliente promoverá sua empresa de forma exponencial.

O objetivo da capacitação

  • Teoria da Psicologia Positiva aplicada aos relacionamentos cliente x empresa;
  • Como potencializar pontos positivos durante um processo de interação;
  • Tornar a Jornada do Cliente mais agradável possível;
  • Criar relacionamentos duradouros ao invés de só vender produtos ou serviços;
  • Criar relacionamentos duradouros ao invés de só vender produtos ou serviços.

Quem deve participar dessa capacitação?

  • Liderança
  • Coordenadores
  • Equipes do comercial, marketing e atendimento
  • Responsáveis pelo Customer Experience

Qual a carga horária dessa capacitação?

Em média 20 horas onde um instrutor vai até a empresa e aplica os módulos da capacitação.

Conteúdo do programa

  • O que é Psicologia Positiva
  • Estudos MESC com 6500 empresas sobre a capacidade de transformação das emoções positivas
  • Gestão da Experiência do Cliente
  • Instrumento de gerenciamento da satisfação do cliente
    • ISC, NPS e Share of Wallet
    • Shopper Experience
    • Identificar quais práticas de negócio tem maior impacto para o cliente
  • Componentes da Cultura do Negócio;
  • Componentes do Atendimento ao Cliente;
  • Comportamento no atendimento X Comportamento de clientes;
  • Consciência Situacional e postura profissional;
  • Modelo de Cultura orientada ao Cliente;
  • Como a Psicologia Positiva pode mudar o mundo!;

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