Psicologia Positiva
Muito embora não tenhamos muitos estudos em como a Psicologia Positiva pode afetar as relações de consumo, sabemos que o estado de espírito positivo, reforçado por uma boa relação entre empresa e consumidor, atua como propulsor da corrente do bem.
Estudos recentes afirmam que um indivíduo em estado emocional positivo (estado Flow), tem a probabilidade de consumir até 50% mais que um indivíduo em estado de tristeza e baixo estima.
Quando um indivíduo, logo pela manhã, vai à padaria preferia, e lá é muito bem atendido, ou seja, aquele atendente sabe que o seu time de futebol ganhou no dia anterior e faz um comentário positivo a respeito, sem você pedir ele já sabe que você gosta de um “chapado” e um café com leite, sendo um café forte só com uma espuminha de leite!
Você sente-se bem, conversa, verifica que o café e o pãozinho estavam maravilhosos (do jeito que você gosta), justifica cada centavo que você gastou naquela padaria.
Ao sair, tendo obtido essa boa interação, você fica mais tolerante para dirigir até o seu trabalho, no caminho, mesmo com o mal humor de outros motoristas, você fica mais tolerante, chega no seu trabalho mais leve, tem um dia inteiro com mais chance de ter outras boas interações, com maior tolerância.
O Instituto MESC, acredita que essas interações podem transformar todo um ambiente, podem melhorar os relacionamentos de forma geral. Quando muitas empresas estão prontas e preparadas para dar cada vez mais boas interações com seus clientes, essa corrente do bem será ainda maior e dessa forma podemos mudar o mundo para melhor.
Infelizmente o contrário também é verdadeiro. A cada interação ruim, você fica mais intolerante com os outros e isso se espalha de maneira proporcional e o acompanhará durante um bom tempo.
Agora, você pode treinar seus funcionários para reforçar o conceito da Psicologia Positiva nas interações com os clientes? Sim, pode! É uma técnica! Os funcionários podem trabalhar para agir e reforçar os pontos positivos do relacionamento cliente x empresa. Seus funcionários podem estar preparados para interromper possível correntes do mal, revertê-las em corrente do bem e podem garantir que o lado bom pode ser potencializado.
É isso que esse módulo de capacitação trata de como estabelecer relacionamentos duradouros que possam fidelizar o seu cliente. Como potencializar os pontos positivos de uma relação através da Psicologia Positiva de modo a promover o espiral de emoções positivas que possam não só transformar, mas potencializar aquela relação com o cliente e também em como esse cliente promoverá sua empresa de forma exponencial.
O objetivo da capacitação
- Teoria da Psicologia Positiva aplicada aos relacionamentos cliente x empresa;
- Como potencializar pontos positivos durante um processo de interação;
- Tornar a Jornada do Cliente mais agradável possível;
- Criar relacionamentos duradouros ao invés de só vender produtos ou serviços;
- Criar relacionamentos duradouros ao invés de só vender produtos ou serviços.
Quem deve participar dessa capacitação?
- Liderança
- Coordenadores
- Equipes do comercial, marketing e atendimento
- Responsáveis pelo Customer Experience
Qual a carga horária dessa capacitação?
Em média 20 horas onde um instrutor vai até a empresa e aplica os módulos da capacitação.
Conteúdo do programa
- O que é Psicologia Positiva
- Estudos MESC com 6500 empresas sobre a capacidade de transformação das emoções positivas
- Gestão da Experiência do Cliente
- Instrumento de gerenciamento da satisfação do cliente
- ISC, NPS e Share of Wallet
- Shopper Experience
- Identificar quais práticas de negócio tem maior impacto para o cliente
- Componentes da Cultura do Negócio;
- Componentes do Atendimento ao Cliente;
- Comportamento no atendimento X Comportamento de clientes;
- Consciência Situacional e postura profissional;
- Modelo de Cultura orientada ao Cliente;
- Como a Psicologia Positiva pode mudar o mundo!;